terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como escolher o tema para a pregação


Jilton Moraes Oferece preciosas dicas sobre a escolha de um tema para a pregação ou o ensino, no seu livro “Homilética” (Ed. Vida):

a)      Manter um programa de leitura sistemática da Bíblia, pois nas suas páginas encontramos uma fonte inesgotável de ideias;
b)      Um bom programa de leituras variadas também é importante: livros e revistas evangélicos e outras boas literaturas oferecem ideias para temas;
c)       Fatos do dia a dia também despertam temas de pregações: noticias publicadas nos jornais e divulgadas na TV e internet;
d)      Conhecer as necessidades dos crentes através de conversas com eles, da observação e até de pesquisa realizada entre a membresia traz importantes descobertas;
e)      Ler e ouvir outros sermões, não para copiá-los, mas para colher ideias também trará grande ajuda.

Algumas sugestões feitas por ele:

INDAGAÇÕES NOS SALMOS:

·         "Até quando, SENHOR, até quando?" (6.3)
·         "De onde me vem o socorro?" (121.1)
·         "Mas agora, SENHOR, que hei de esperar?" (39.7)
·         "Para onde poderia fugir da tua presença?" (139.7)
·         "Por que você está assim tão triste, ó minha alma?" (42.5)
·         "SENHOR, por que estás tão longe?" (10.1)
·         "Que é o homem, para que com ele te importes?" (8.4)
·         "Como posso retribuir ao SENHOR toda a sua bondade para comigo?" (116.12).

AFIRMAÇÕES NOS SALMOS

·         "Mas os meus olhos estão fixos em ti” (141.8);
·         "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (119.105);
·         "Grandes são as obras do SENHOR" (111.2);
·         "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação" (27.1);
·         "O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza" (22.2)
·         "Mas o Senhor preocupa-se comigo" (40.17);
·         "O meu socorro vem do SENHOR" (121.2).

BEM-AVENTURANÇAS NOS SALMOS:

·         Do homem firme (1.1);
·         Do pecador perdoado (32.1; 128.1);
·         Do homem íntegro (32.2);
·         Do homem bom (41.1);
·         Do homem equilibrado (119.1);
·         Do homem seguro (1.1);
·         Do homem piedoso (119.2);
·         Do homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (128.2);
·         Dos pais (127.5);
·         Do homem que busca refúgio em Deus (146.5)
·         Da nação (32.12);
·         Do povo (149.15).

DEUS NOS SALMOS:

·         Amor (30);
·         Criador (19);
·         Esperança (39.7);
·         Infinito (90);
·         Luz (27.1)
·         Misericordioso (103)
·         Onipotente (90)
·         Onipresente (139)
·         Onisciente (139)
·         Pastor (23)
·         Presente (90)
·         Refúgio e fortaleza (46).

PEDIDOS NOS SALMOS:

·         “Liberta-me da minha aflição” (25.17);
·         “Apressa-te em responder-me, Senhor” (143.7);
·         “Ouve, Senhor a minha oração” (143.1)
·         “Livra-me de todas as minhas transgressões” (39.8);
·         “Livra-me, Senhor, dos maus” (140.1);
·         “Sonda-me, Senhor, e conhece o meu coração” (139.23);
·         “Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados” (25.16).

PROPÓSITOS NOS SALMOS:

·         Agradecer ao Senhor (138.1)
·         Bendizer ao Senhor (34.1)
·         Cantar ao Senhor (101.1)
·         Exaltar ao Senhor (30.1)
·         Louvar ao Senhor (145.2)


Nenhum comentário: